Antologia Estação dos Versos recebe inscrições de poemas com o tema “Café”

A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, receberá até o dia 23 de fevereiro de 2023, às 17h, as inscrições de poemas de autores varginhenses para compor a antologia Estação dos Versos.

O tema desta edição é “Café”. Cada autor poderá inscrever apenas um poema, com até 1.000 caracteres, que ocupe 1 página no formato A4 com as especificações previstas no regulamento publicado no site da Fundação Cultural.

O link para o formulário de inscrição pode ser acessado no botão a seguir:

A íntegra do regulamento está disponível abaixo:

Poderão participar escritores nascidos em Varginha ou que morem na cidade há, no mínimo, dois anos.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, “o propósito é valorizar a escrita literária em forma de poema, revelar escritores locais, além de oportunizar a divulgação de seus trabalhos. O intuito também é reafirmar, por meio da publicação, a importância da literatura como meio de expressão artística, cultural, reflexão crítica e formação humana”.

Ainda segundo o superintendente, o tema foi escolhido pois Varginha comercializa anualmente 25 milhões de sacas de café e possui capacidade de armazenamento estático para 10 milhões de sacas, sendo a principal praça de comercialização de café do mundo. A cafeicultura é a atividade agrícola mais importante no Sul de Minas.

A Fundação Cultural realizou uma enquete que contou com a participação de 56 respondentes sobre qual gênero literário seria o mais adequado para a publicação. O gênero “poesia” ficou em primeiro lugar com 46,4% dos votos.

A antologia Estação dos Versos será lançada durante a 6ª FLIV – Feira Literária de Varginha, que acontecerá de 12 a 15 de abril de 2023 na Praça do ET e Concha Acústica Mariângela Calil.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ascom@fundacaoculturaldevarginha.com.br ou pelo WhatsApp (35) 3690-2700, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

ATENÇÃO:

Os escritores que tiverem dificuldade em se inscrever, devem entrar em contato com a Biblioteca Pública que está disponibilizando uma equipe para ajudar no processo de inscrição. O contato para agendar um horário é o (35) 3690-2141. O número também é WhatsApp.

Assista à live com as orientações de como se inscrever:

Assista à entrevista com a bibliotecária Eliana Costa, que compõe a equipe de organização da Feira Literária de Varginha: