Notícias

Academia Varginhense de Letras empossa três novos acadêmicos

Na noite da última sexta-feira (26/08), a Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC) passou a contar com três novos acadêmicos. Em cerimônia solene realizada no plenário Jacy de Figueiredo, da Câmara Municipal de Varginha, tomaram posse a bibliotecária Eliana Cristina Costa, o escritor José Christiano Villas Boas e a professora Valéria Mayworm Woll.

A posse foi conduzida pelo presidente da AVLAC, Leandro Rabelo Acayaba de Rezende, e contou com a presença do vereador Apoliano de Jesus Rios, que representou a Câmara Municipal, além de acadêmicos, familiares e amigos dos novos integrantes.

Eliana Cristina Costa teve como padrinho o acadêmico Cláudio Henrique Martins e passa a ocupar a cadeira nº 17 que tem como patrono João Guimarães Rosa. José Christiano Villas Boas teve como padrinho o acadêmico Moacyr Valim Filho e passa a ocupar a cadeira 39, que tem como patrono José Basílio da Gama. Já Valéria Mayworm Woll teve como padrinho o acadêmico Wanderson Boareto e passa a ocupar a cadeira nº 38, que tem como patrono Augusto dos Anjos.

A AVLAC, fundada em 21 de fevereiro de 1960, é uma associação cultural da sociedade civil, sem fins lucrativos, composta por quarenta cadeiras, cuja finalidade principal é preservar, promover, incentivar e divulgar atividades culturais, artísticas, literárias e científicas, cultivando a norma culta da Língua Portuguesa.

Esq/dir: Eliana Cristina Costa, José Christiano Villas Boas e Valéria Mayworm Woll
Perfil dos acadêmicos

Eliana Cristina Costa é bacharel em Biblioteconomia com especialização em Paradigmas Emergentes nos Serviços Informacionais: gestão, indexação e disseminação. Atualmente, é coordenadora da Biblioteca Pública Municipal de Varginha e membro da Coordenadoria Técnica do Patrimônio – COPAC. Autora do livro publicado pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações – UNINCOR – 2004 “Normas para apresentação de Projetos de Pesquisa, Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses” e coautora do livro publicado pela Universidade Vale do Rio Verde de Três Corações – UNINCOR – 2005 “Manual de Normatização de Trabalhos Científicos para Cursos de Graduação”. É também coautora da cartilha “Patrimônio Cultural: gestão, proteção e promoção – 2022”. Foi presidente do Conselho de Administração – 2019-2021 do Instituto dos Servidores Públicos do Município de Varginha – INPREV.

José Christiano Villas Boas é graduado em Psicologia e pós-graduado em Pedagogia, Administração, Gestão de RH e Engenharia Ambiental, além de mestre em Administração. É também empresário. Escritor de cultura mineira, com três livros publicados. Atuou em várias ONGs. Professor de Graduação e Pós-Graduação em diversas Universidades do Sul de Minas.

Valéria Mayworm Woll é professora especialista de Língua portuguesa, formada pela UFRJ, bacharela e licenciada em Letras e pós-graduada em Literatura, pela mesma instituição. Professora de Redação, Literatura e língua portuguesa. Atuou em Petrópolis-RJ, Varginha-MG e em várias cidades do Sul de Minas. Autora do projeto “Prosa, poesia e artes” desenvolvido há 15 anos em Petrópolis e em Varginha. Atualmente, é diretora e coordenadora do Esquema Cursos, que oferece Curso de Redação, Cursinho Pré-vestibular, Cursinho Pré-CEFET, acompanhamento escolar, acompanhamento socioemocional, aulas de Repertório Sociocultural e Repertório musical. Detentora do canal do YouTube: Esquema aulas de Redação; com aulas de Redação, de regras de língua portuguesa e de interpretação textos que contém mais de 20.500 inscritos. Terapeuta bioenergética, atuante no ramo há cerca de 10 anos, com resultados surpreendentes, inclusive para resultados acadêmicos.

Confira as fotos da cerimônia

Print Friendly, PDF & Email

ascom

Responsável pelas informações: Agnaldo Montesso - jornalista profissional - MTB 15.903 JP - ascom@fundacaoculturaldevarginha.com.br