Alexandre Braga e Elvira Gomes lançam o CD “Sarau” no Theatro Capitólio

No próximo sábado (03/08), o Theatro Capitólio recebe o recital do flautista Alexandre Braga e da pianista Elvira Gomes. Os músicos varginhenses lançarão o “Sarau” a partir das 20h, com entrada gratuita.

Formado em Varginha, em meados dos anos 90, o Duo de Flauta e Piano – Alexandre Braga e Elvira Gomes – enfatiza em seu trabalho a música ligeira, com influência de danças e ritmos que fizeram parte da cena musical europeia fin-du-siècle XIX, vinculada ao período da “Belle Epoque”. Esses ritmos contribuíram para a formação da música brasileira, mesclada nas apresentações de salão bem como nos meios populares. Polcas, maxixes, entre outros ritmos contribuíram para o que iria formar a pura manifestação musical Brasileira.

Nesse contexto, o Duo, além de apresentar obras tradicionais do repertório, pesquisa peças pouco conhecidas e transcrições, bem como entra em contato com novos compositores cujas músicas se encaixam nesse perfil. Assim, o Duo busca apresentar novidades ao seu público, confirmando o pensamento de não haver rótulos nem fronteiras para a arte que se propõem a executar.

O Recital tem a realização do Duo Alexandre Braga e Elvira Gomes, com apoio da Prefeitura de Varginha, Fundação Cultural e a colaboração da RB Produções & Eventos.

Projetos de gravações e apresentações

O Duo iniciou uma série de apresentações depois do lançamento do CD Alexandre Braga – recital. Foram realizados concertos em Belo Horizonte, Varginha, Lavras, São João Del Rey, Poços de Caldas, Lambari e no X Festival Flautas del Mondo, em Mendoza, Argentina. Ao pesquisar um novo repertório e ser agraciado com novas composições o Duo prepara o lançamento de seu CD, previsto para o segundo semestre de 2019. Serão contempladas obras tradicionais como a “Suite op. 116″ de B.

Godard, bem como obras raramente apresentadas, como o”Arioso” da opera Evgueni Oneguin de Tchaykovsky (transcrita por Taffanel); as variações de “Martha”, do flautista belga que viveu na corte Imperial brasileira, Reichert; a “Serenade” do compositor alemão Joachim Schmeisser e a transcrição do tango “El Choclo” de Villoldo. No diálogo com compositores contemporâneos, o Duo apresenta a polca “Imperial” de Antonio Rocha e o maxixe “Vontade de te ver” do Varginhense Dinho Batistão.

Alexandre Braga

O flautista Alexandre Braga iniciou seus estudos musicais no Conservatório de Varginha com a professora Leonilda Silva. Graduado pela UFMG na classe do Professor Artur Andres, Alexandre desenvolve uma carreira como músico de orquestra há duas décadas, integrando o naipe da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais desde sua fundação. Foi flautista das orquestras Sinfônica de Minas Gerais e Orquestra Ouro Preto. Atuou como solista frente a várias orquestras e lançou seu CD Alexandre Braga – recital em 2017.

Elvira Gomes

A pianista Elvira Gomes graduou-se pela Academia de música Lorenzo Fernandez no Rio de Janeiro. Foi diretora e professora da mesma Academia, sucursal de Varginha, além de professora no Conservatório Estadual de Varginha. Atuou como artista, idealizadora e curadora em várias séries de concertos e concursos em Varginha. Fundamental no CD Alexandre Braga-recital, participou como pianista. É membro na cadeira n.6 da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências.

Deixe uma resposta