Alunos do CAIC I conhecem o patrimônio cultural por meio do jogo de tabuleiro

A Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural de Varginha realizou na última terça-feira (18/10) a ação educativa “Brincando com o Patrimônio” para alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo – CAIC I.

A iniciativa da Prefeitura de Varginha, que é executada pela Fundação Cultural, por meio da Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural e da Biblioteca Pública no projeto “Nosso Patrimônio, Nosso Tesouro”, tem o objetivo de trazer informações sobre o patrimônio cultural e a história do município por meio de jogos.

A ação foi realizada pela bibliotecária Eliana Cristina Costa, que compõe a equipe da Coordenadoria do Patrimônio. Os alunos participaram do jogo de tabuleiro após assistir às aulas ministradas pelos professores.

Para Eliana Costa, “o lúdico é uma metodologia pedagógica que ensina brincando e não tem cobranças, proporcionam aos alunos um desenvolvimento físico mental e intelectual tornando a aprendizagem significativa e de qualidade”.

A equipe gestora agradeceu a participação da Fundação Cultural e a forma como foi conduzido este momento de interação, aprendizagem e conhecimento sobre os patrimônios culturais da cidade, o que rendeu aprendizado para os alunos e deixaram os professores encantados.

O Tabuleiro do Patrimônio Cultural tem 40m² e, à medida que os alunos vão acertando as respostas, eles avançam no jogo.