Biblioteca Pública de Varginha anuncia aos leitores a nova interface online dos usuários

A servidora da Biblioteca Pública de Varginha, Jade Oliveira Favrin, recebeu na última semana um treinamento sobre o Sistema SophiA de Gestão de Bibliotecas. A capacitação foi ministrada pelo bibliotecário Geovane da Silva Coelho do Cefet-MG – unidade Varginha. Na oportunidade, a servidora da Biblioteca Pública aprendeu a como utilizar o cadastro do usuário no site de Consulta ao Acervo.

Desta forma, a partir de segunda-feira (10/04), os usuários da biblioteca terão acesso pela internet à plataforma Sophia com o código de usuário e senha cadastrada na sede da Biblioteca. O site antes utilizado apenas para consulta de livros, agora conta com interface do leitor, onde poderá fazer a renovação do prazo dos livros, fazer reservas, consultar a listagem dos livros que foram emprestados, assim como listar seus favoritos ou livros que tem interesse em fazer a leitura.

Para ter acesso ao serviço, os leitores deverão fazer um registro de senha na Biblioteca e anotar o código referente ao cadastro. O registro poderá ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na sede da biblioteca (Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro).

Além dessa funcionalidade, também foi aprendido como consultar os livros que estão em atraso em determinados períodos e a realizar relatórios dos mesmos, economizando tempo e facilitando o trabalho dos funcionários responsáveis por tais cobranças.

De acordo com a bibliotecária Eliana Costa “a função de manutenção de tabelas nos permite uma variedade de personalizações no Sistema, como na geração de cartas e e-mails de cobranças enviados automaticamente, funções nunca antes exploradas em nossa Biblioteca. Tão amplas possibilidades fomentam a vontade de aprender cada vez mais e participar de mais treinamentos da plataforma”.

O curso foi viabilizado pelo termo de cooperação celebrado entre a Fundação Cultural de Varginha e o Cefet-MG no dia 15 de março de 2023.

As melhorias marcam também a comemoração pelo Dia Nacional da Biblioteca em 09 de abril. Um decreto de 1980 instituiu no Brasil a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, bem como o Dia do Bibliotecário.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone / WhatsApp (35) 3690-2141.