Fundação Cultural já digitalizou 3.500 fotografias e 1 mil vídeos sobre a Folia de Reis em Varginha

A Fundação Cultural de Varginha, por meio do Centro de Documentação de Memória e da Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural, já reuniu mais de 3.500 fotografias e também cerca de 1 mil vídeos relacionados a tradição da Folia de Reis em Varginha.

O trabalho foi iniciado em 2020 e prossegue reunindo documentos, vídeos, fotografias e parte das indumentárias para preservar a história das Companhias de Reis da cidade.

Todas as pessoas que participam ou já participaram das companhias de Varginha podem fazer doações ou empréstimos para estruturar a seção dedicada a esta manifestação cultural no Centro de Documentação Histórica, instalado na Estação Ferroviária.

Para fazer a doação ou empréstimo, o cidadão deverá ligar no telefone (35) 3690-2718 e explicar quais os itens estão disponíveis. Os servidores do Setor do Patrimônio Cultural marcarão um horário para a entrega ou poderão ir à casa do interessado, pegando o material para ser digitalizado e entregando logo em seguida.

A Folia de Reis é registrada como patrimônio cultural imaterial de Varginha desde junho de 2015.

Na foto, a Companhia de Reis Imaculada Mãe dos Anjos, em 1985.