Biblioteca Pública de Varginha e Unifal-MG organizam coleção literária de autores pretos e pardos

Com o objetivo de organizar uma coleção literária escrita por autores pretos e pardos, a Unifal-MG e a Biblioteca Pública de Varginha estão arrecadando junto à comunidade varginhense obras que serão posteriormente disponibilizadas à população.

Para fazer a doação, as pessoas devem acessar o link bit.ly/doacaobibliotecapreta e verificar os livros que foram recomendados. As obras abarcam os valores e os pensamentos dos movimentos negros no Brasil, a fim de promover o pensamento decolonial e a luta antirracista. No site também há instruções de como enviar o livro doado para as instituições.

A meta é arrecadar até dois exemplares de cada obra, pois um será disponibilizado na biblioteca do campus da Unifal-MG em Varginha e o outro será doado à Biblioteca Pública de Varginha.

A iniciativa integra o programa de extensão Dandara (Desenvolvendo Ações Negras, Decoloniais e Antirracistas) da Universidade Federal de Alfenas – Campus Varginha. Os objetivos são dar visibilidade à produção literária (acadêmica, técnica e cultural) de autores negros e / ou temática negra, além de consolidar diferentes saberes e introduzir o pensamento crítico decolonial na comunidade acadêmica e na sociedade. O programa vai trabalhar assuntos relacionados à negritude em escolas públicas da cidade.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail lora.rodrigues@unifal-mg.edu.br ou pelo WhatsApp: (31) 9 8873-0946.