Biblioteca Pública de Varginha promove encerramento do primeiro semestre do Projeto Rádio Malês com participação da escritora Giza Alexandre
A Biblioteca Pública Municipal de Varginha convida a comunidade para o encontro de encerramento do primeiro semestre do Projeto Rádio Malês, que será realizado no dia 13 de julho, às 19h, na Biblioteca Pública Municipal.
O Clube de Leitura do Projeto Rádio Malês é realizado por meio de um Acordo de Cooperação, Coparticipação e Apoio entre a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) e a Fundação Cultural de Varginha, por intermédio da Biblioteca Pública Municipal. Os encontros acontecem mensalmente e têm a curadoria das professoras da UNIFAL-MG Prof.ª Dr.ª Janaína de Mendonça Fernandes e Prof.ª Dr.ª Kellen Rocha de Souza.
O encontro do dia 13 de julho contará com a participação especial da escritora Giza Alexandre, de Três Pontas (MG), que compartilhará sua trajetória literária e dialogará com o público sobre literatura, identidade, memória e o protagonismo das vozes negras na produção cultural contemporânea.

As obras selecionadas para leitura e debate integram o acervo da Biblioteca Preta Fátima Maria Tobias, espaço dedicado à literatura negra na Biblioteca Pública Municipal de Varginha, idealizado pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Varginha (COMPIR). Para este encontro, a obra escolhida é “Mulheres, Raça e Classe”, da filósofa, ativista e escritora norte-americana Angela Davis. Considerado uma das principais referências do feminismo negro contemporâneo, o livro analisa as relações entre racismo, desigualdade social e gênero ao longo da história.
Ao longo do primeiro semestre, o Projeto Rádio Malês consolidou-se como um importante espaço de incentivo à leitura, à reflexão e à valorização da cultura afro-brasileira, reunindo leitores, pesquisadores e a comunidade em torno de obras de autores negros e de debates sobre diversidade, ancestralidade, direitos humanos e justiça social.
O evento marca o encerramento das atividades do semestre, celebrando os encontros realizados e reafirmando o compromisso da Biblioteca Pública Municipal de Varginha com a democratização do acesso à leitura, à cultura e à promoção de espaços de diálogo, inclusão e valorização da diversidade.
A Biblioteca Pública Municipal de Varginha convida toda a comunidade a participar deste momento de celebração, troca de experiências e fortalecimento da leitura como instrumento de transformação social.
A Biblioteca Pública Municipal de Varginha está localizada na Praça Governador Benedito Valadares, nº 141, Centro.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp (35) 3690-2141, com Eliana Costa.
A entrada é gratuita. Toda a comunidade está convidada a participar deste momento de celebração, troca de experiências e valorização da literatura negra.

