CAIC I recebe projeto “A Biblioteca Vai à Escola”

Na última quinta-feira (27/04), o projeto “A Biblioteca Vai à Escola” esteve na E. M. Dr. Jacy de Figueiredo, mais conhecida como Caic I. A iniciativa foi promovida pela Biblioteca Pública de Varginha e teve o intuito de promover uma feira de troca de livros.

De acordo com a bibliotecária Eliana Costa, foram trocados mais de 300 livros com alunos de 4º e 5º anos. “A gente vê a ansiedade das crianças em pegar um novo livro, que apesar de já ter sido usado pelo colega, pra elas é uma nova história. As professoras, em sala, vai sugerir e estimular a troca de livros entre eles a partir de agora”, destaca Eliana Costa.

O convite foi feito pela diretora do CAIC I, Ivanir das Dores Silva Teles, devido às celebrações voltadas à literatura que acontecem no mês de abril, como o Dia Internacional do Livro Infantil (02/04), Dia Nacional da Biblioteca (09/04), Dia Nacional do Livro Infantil (18/04), Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (23/04) e, por fim, Dia da Propriedade Intelectual (26/04).

Para a diretora, “foi muito importante receber o projeto para incentivar a leitura e mostrar a importância do ato de ler aos alunos. Os livros infantis são grandes fontes de conhecimento, pois é por meio deles que as crianças conhecem ‘mundos’ que nem sonhavam que existiam!”.

O projeto “A Biblioteca Vai à Escola”, uma iniciativa da Prefeitura de Varginha e da Fundação Cultural, que é executada pela Biblioteca Pública, realiza desde 2019 uma série de ações que atendem as demandas do Plano Nacional de Livro e Leitura – PNLL em quatro eixos de atuação: democratização do acesso; fomento à leitura e formação de leitores; valorização da leitura e seu valor simbólico e desenvolvimento da economia do livro.

Outras escolas podem receber o projeto. As responsáveis devem entrar em contato pelo (35) 3690-2141 e verificar a viabilidade.