Encontros do clube de leitura “Leia Mulheres” são realizados mensalmente na Biblioteca Pública de Varginha

A Biblioteca Pública Municipal de Varginha recebe desde março de 2023 o Encontro do Clube de Leitura “Leia Mulheres. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

A incentivadora e mediadora da iniciativa em Varginha, a escritora Luciane Madrid Cesar, explica que o projeto começou em março de 2015, em São Paulo. Nesses oito anos de existência, o clube foi se espalhando pelo Brasil e pelo exterior, com reuniões mensais para discutir livros escritos por mulheres.

“A proposta é, como o nome diz, ler mulheres – autoras brasileiras e internacionais, clássicas ou contemporâneas. Homens, leitores, são muito bem-vindos. Os encontros são abertos e gratuitos, sem necessidade de inscrição. É só chegar!”, destaca Luciane Madrid Cesar.

O quinto encontro será no dia 13 de julho de 2023 (quinta-feira), às 19h, quando será debatido o livro “Um mapa todo seu” de Ana Maria Machado. A autora conta a história de amor entre Eufrásia Teixeira Leite, uma mulher à frente de seu tempo e uma das primeiras grandes investidoras e empresárias do país, e o jornalista político e diplomata Joaquim Nabuco, figura essencial no processo de abolição da escravatura no Brasil.

Eufrásia e Nabuco não estão retratados apenas por meio de documentos históricos, mas aparecem em suas vidas íntimas, recriadas com vivacidade e precisão. São pessoas que aos poucos constroem suas jornadas de amores e frustrações. Ao mesclar ficção com fatos reais, a narrativa se desloca por territórios como a liberdade dos escravos e a autonomia feminina, e se torna o panorama de um momento crucial da história do país.

A Biblioteca Pública de Varginha está localizada na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo Tel./WhatsApp (35) 3690-2141.

Encontro em 13 de junho de 2023
Encontro em 18 de maio de 2023