Notícias

Encontros do clube de leitura “Leia Mulheres” são realizados mensalmente na Biblioteca Pública de Varginha

A Biblioteca Pública Municipal de Varginha recebe desde março de 2023 o Encontro do Clube de Leitura “Leia Mulheres. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

A incentivadora e mediadora da iniciativa em Varginha, a escritora Luciane Madrid Cesar, explica que o projeto começou em março de 2015, em São Paulo. Nesses oito anos de existência, o clube foi se espalhando pelo Brasil e pelo exterior, com reuniões mensais para discutir livros escritos por mulheres.

“A proposta é, como o nome diz, ler mulheres – autoras brasileiras e internacionais, clássicas ou contemporâneas. Homens, leitores, são muito bem-vindos. Os encontros são abertos e gratuitos, sem necessidade de inscrição. É só chegar!”, destaca Luciane Madrid Cesar.

O quinto encontro será no dia 13 de julho de 2023 (quinta-feira), às 19h, quando será debatido o livro “Um mapa todo seu” de Ana Maria Machado. A autora conta a história de amor entre Eufrásia Teixeira Leite, uma mulher à frente de seu tempo e uma das primeiras grandes investidoras e empresárias do país, e o jornalista político e diplomata Joaquim Nabuco, figura essencial no processo de abolição da escravatura no Brasil.

Eufrásia e Nabuco não estão retratados apenas por meio de documentos históricos, mas aparecem em suas vidas íntimas, recriadas com vivacidade e precisão. São pessoas que aos poucos constroem suas jornadas de amores e frustrações. Ao mesclar ficção com fatos reais, a narrativa se desloca por territórios como a liberdade dos escravos e a autonomia feminina, e se torna o panorama de um momento crucial da história do país.

A Biblioteca Pública de Varginha está localizada na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo Tel./WhatsApp (35) 3690-2141.

Encontro em 13 de junho de 2023
Encontro em 18 de maio de 2023
Encontro em 18 de abril de 2023
Encontro em 08 de março de 2023

ascom

Responsável pelas informações: Agnaldo Montesso - jornalista profissional - MTB 15.903 JP - ascom@fundacaoculturaldevarginha.com.br

Deixe um comentário