Exposição “Janelas de Minas” começa hoje no Museu Municipal de Varginha

O Museu Municipal de Varginha recebe, a partir desta segunda-feira (21/10), a exposição “Janelas de Minas”, do fotógrafo varginhense Fagner Martins. Ele buscou retratar em 28 fotos parte da cultura mineira, com o registro de várias janelas, desde as famosas cidades históricas, como Ouro Preto, e também de cidades e distritos no Sul de Minas e Zona da Mata, como Piacatuba, Carrancas, Ibitipoca e Varginha.

Casa em Bichinho, distrito de Tiradentes/MG.

“Viajar e explorar sempre foram uma paixão. Foi um grande prazer conhecer cada pedaço deste estado tão rico que é Minas Gerais e olhar a arquitetura, os detalhes das cidades por onde passei. Muitas pessoas não veem um valor histórico ou admiração nas janelas, portas e outros pequenos detalhes, como os trincos, batentes, a madeira e as cores presentes na arquitetura colonial mineira”, relata Fagner Martins.

De acordo com o fotógrafo, por mais que haja influência da arquitetura portuguesa, em Minas Gerais uma das características é a ausência de azulejos nas fachadas, tão típicos em Portugal. Isso aconteceu devido a distância entre o litoral e as montanhas de mineiras. O material era muito frágil e com o transporte da época, os azulejos sempre quebravam.

A visitação poderá ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O Museu Municipal de Varginha está localizado na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo (35) 3690-2716. Todas as fotos da exposição poderão ser adquiridas, com uma reserva. Ao término no dia 14/11, serão entregues aos compradores.

Olhar sobre paisagens, arquitetura e fotojornalismo

Fagner Martins é mineiro de Varginha, nascido em 1986. Formado em Publicidade e Propaganda, começou o trabalho com a fotografia há mais de cinco anos. Com um trabalho promissor, é uma das revelações da nova geração de fotógrafos, que dialogam com o novo, inspirados pela história. Com eximia qualidade técnica e olhar cuidadoso, ele traz em suas obras principalmente paisagens, arquitetura e fotojornalismo.

Fotógrafo Fagner Martins

Foi premiado em 1º lugar no concurso 24h realizado pela multinacional Motorola, em 2013, e também em 1º lugar no concurso Canon Brasil, em 2018. Participou ainda de várias publicações na Revista National Geographic Brasil

Dentre as exposições que organizou estão a “Mostra 24h”, junto com o fotógrafo Bob Wolfenson, realizada em São Paulo/SP no ano de 2013; o Projeto Memórias de uma Vida em Poços de Caldas/MG em 2018; e Rio da Luz, um lugar de encantamentos, na cidade de Jaraguá do Sul/SC em 2019.

Conheça um pouco mais sobre o trabalho dele no site fagnermartins.com.br ou pelo instagram.com/fagner_martins.