Exposição sobre Oneyda Alvarenga comemora 60 anos da AVLAC

Em comemoração pelos 60 anos da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC), o Museu Municipal de Varginha recebe a partir desta segunda-feira (02/03) a exposição “Oneyda Alvarenga & Eu – Seu tempo, sua busca, sua obra”. A mostra conta com a concepção e curadoria de Anita Di Marco e Vanessa CTReis, acadêmicas da AVLAC, que fizeram uma homenagem à pesquisadora, ensaísta, folclorista, poetisa, musicista e etnóloga varginhense.

Oneyda Alvarenga esteve à frente de seu tempo e fez diferença na divulgação da riquíssima e diversificada cultura nacional, por meio do registro sonoro e divulgação de músicas, rituais e outras manifestações daquele período. Este resgate foi essencial na construção da memória, garantindo às futuras gerações uma base segura para a construção da identidade cultural do povo brasileiro.

Com seu trabalho como diretora da Discoteca Pública Municipal de São Paulo, a convite de Mário de Andrade, tornou-se a organizadora da instituição, hoje localizada no Centro Cultural São Paulo e que conta com reconhecido e riquíssimo acervo musical.

De acordo com as curadoras, espera-se que o visitante encontre o estímulo inicial para conhecer, apropriar-se, internalizar, divulgar e preservar o conhecimento e a obra de um personagem real, utilizando-o ainda como fonte de reflexão, questionamento e inspiração para sua própria atuação na vida.

Pretende-se despertar o interesse, a curiosidade e o prazer pelo aprendizado puro e pela inserção crítica do novo na cultura individual e cidadã do observador. Pretende-se formar público e instigar o pensamento para apreciação crítica de ações semelhantes.

A exposição, uma das mais relevantes e exitosas realizações da história da Academia, foi apresentada entre 2015 e 2018 em Varginha, Alfenas, Campanha e Poços de Caldas, em universidades, museus e teatros, com sucesso de público e de crítica.

A exposição poderá ser visitada até o dia 20/03. O Museu Municipal de Varginha funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O endereço é Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Mais informações pelo (35) 3690-2716.

Anita Di Marco e Vanessa CTReis na montagem da exposição no Museu Municipal.
Homenagem na Câmara Municipal

Na próxima sexta-feira (06/03), às 19h, a Câmara Municipal de Varginha realizará uma sessão solene para conceder a Comenda do Mérito Cultural à AVLAC. A indicação foi feita pelo vereador Zacarias Abrão Piva.

A Academia foi fundada no dia 21 de fevereiro de 1960. Ela é uma associação cultural da sociedade civil, sem fins lucrativos, composta por quarenta cadeiras, cuja finalidade principal é preservar, promover, incentivar e divulgar atividades culturais, artísticas, literárias e científicas, cultivando a norma culta da Língua Portuguesa.

Jornalista responsável:

Agnaldo Montesso | MTB 15.903 JP
Fundação Cultural de Varginha/MG
Tel./WhatsApp: (35) 3690-2700
Endereços e telefones

Acesse as redes sociais da Fundação Cultural:

Deixe uma resposta