Fundação Cultural cria acervo documental sobre a Capoeira em Varginha

Desde o dia 23 de novembro de 2022, a Capoeira é considerada Patrimônio Cultural Imaterial de Varginha, por meio da aprovação do Processo de Registro “Capoeira de Varginha – Rodas, Grupos e Mestres” pelo Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural (Codepac).

Para registrar e documentar toda a riqueza cultural e histórica da Capoeira em Varginha, a Fundação Cultural, por meio do Setor de Patrimônio Cultural, está reunindo documentos, vídeos e fotografias para integrar o Centro de Documentação de Memória.

Uma das fotos disponibilizadas para escaneamento registra os primeiros capoeiristas da cidade de Varginha no campo do VTC, final da década de 1970. A fotografia foi disponibilizada por Márcio Morvan de Oliveira.

Para fazer a doação ou fazer o empréstimo do material para cópia, o cidadão deverá ligar no telefone (35) 3690-2718 e explicar quais os itens estão disponíveis. Os servidores do Setor do Patrimônio Cultural marcarão um horário para a entrega e registro.