Fundação Cultural participa do 12° Encontro Estadual de Museus

A Fundação Cultural de Varginha está sendo representada pela produtora cultural, Ana Luiza Romanielo, no 12° Encontro Estadual de Museus, que está sendo realizado em Belo Horizonte, no Centro de Memória do Minas Tênis Clube, espaço integrante do Circuito Liberdade.

Realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento termina nesta sexta-feira (13/09), após três dias de discussões sobre a segurança em museus.

Ana Luiza Romanielo está participando do evento porque é integrante do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais e representante do Território Sul. “Todas as informações obtidas nestes três dias do encontro serão utilizadas em prol da melhoria no nosso Museu Municipal, tão importante para registrar a história da nossa cidade”, destaca Ana Luiza.

Ana Maria Werneck, diretora do Sistema de Museus de MG, e a produtora Cultural Ana Luiza Romanielo.

O 12º Encontro Estadual de Museus foi direcionado a gestores, técnicos e profissionais da área. O evento buscou apresentar ao público discussões sobre o contexto museológico contemporâneo, afirmando-se como um fórum de debate para o crescimento de instituições ligadas à preservação da cultura e da memória.

O evento acontece um ano após o incêndio que destruiu as dependências e parte do acervo do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. Para refletir sobre a preservação da memória e a salvaguarda dos equipamentos culturais, o encontro colocou em pauta assuntos como as políticas públicas voltadas para a segurança do patrimônio e ofereceu oficinas de gestão de riscos e de elaboração de planos de prevenção.

 

Deixe uma resposta