Fundação Cultural promove reunião com as Companhias de Reis de Varginha

A Fundação Cultural iniciou os preparativos para o 10º Encontro Anual de Folia de Reis, que envolverá a participação em 2023/2024 de 19 Companhias de Reis que compõem o Cadastro Municipal de Cultura de Varginha.

Uma reunião realizada no dia 24 de outubro no Museu Municipal como os representantes das companhias destacou o apoio financeiro por parte da administração municipal para que os integrantes percorram os bairros da cidade entre os dias 25 de dezembro de 2023 e 06 de janeiro de 2024.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marco Aurélio da Costa Benfica, o projeto de lei a ser encaminhado para a Câmara de Vereadores prevê um apoio no valor de R$ 100 mil, que será destinado à Associação Mineira das Folias de Santos Reis, e dividido entre as companhias de Varginha que integram o Cadastro Municipal de Cultural. “Esse apoio vem sendo concedido anualmente pela Prefeitura e pela Fundação Cultural. O auxílio ajuda as companhias a manter essa tradição cultural, que envolve a fé e a devoção centenária do povo varginhense”.

Para o coordenador do Encontro Anual de Folia de Reis e diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, “esta manifestação de cultura e fé reúne todos os anos centenas de foliões de Varginha num encontro de valorização das culturas populares do Sul de Minas. Engloba apresentações dos grupos e Companhias de Folias de Reis tornando um espaço democrático e motivador da cultura e cidadania, onde grupos independentes de Folias de Reis de nossa cidade podem mostrar seus trabalhos a comunidade e familiares”.

Integram o Cadastro Municipal de Cultura e o registro do setor de Patrimônio Cultural:

1. Companhia de Reis Cardoso e Amigos
2. Companhia de Reis Embaixada Santa