Fundação Cultural realiza eleição de membros da classe artística para compor Conselho Deliberativo

A Fundação Cultural de Varginha promove no dia 14 de dezembro de 2023 a eleição de dois representantes da classe artística para compor o Conselho Deliberativo para o próximo mandato de dois anos.

Os trabalhadores da cultura de Varginha podem se candidatar às vagas até o dia 1º de dezembro de 2023 (sexta-feira), às 13h, preenchendo um formulário disponível em https://forms.gle/rdCozDVM5xiUpiCE8.

Os interessados devem apresentar as trajetórias profissionais, de forma com que as pessoas que vão votar possam identificar o perfil que mais seja adequado para contribuir para o desenvolvimento da gestão cultural da cidade. Estas informações ficarão disponíveis aos eleitores a partir de 04 de dezembro de 2023, nos veículos de comunicação institucionais da Fundação Cultural.

A votação ocorrerá presencialmente no dia 14 de dezembro de 2023 (quinta-feira), das 9h às 16h (sem intervalo para almoço) na sede da Fundação Cultural de Varginha, localizada na Praça Matheus Tavares, nº 141 – centro.

Para votar, os trabalhadores do setor cultural devem apresentar um documento de identidade com foto e a comprovação de estar quite com a justiça eleitoral (disponível em https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral). Os que estiverem inscritos no Cadastro Municipal de Cultura, devem apenas informar o número de cadastro (o cadastro pode ser verificado em https://fundacaoculturaldevarginha.com.br/smc/). Os que não estiverem, devem apresentar comprovação artística de no mínimo 1 ano e comprovante de endereço.

Podem participar todas as pessoas ligadas à área cultural como artesãos, artistas circenses, artísticas plásticos, atores, bailarinos, capoeiristas, carnavalescos, cenógrafos, cineastas, coreógrafos, desenhistas, designers gráficos, designers de moda, diretores de teatro, empreendedores culturais, escritores, escultores, figurinistas, fotógrafos, grafiteiros, humoristas, iluminadores, ilustradores, mágicos, modelos, manequins, músicos, poetas, produtores culturais, produtores de eventos, representantes de culturas populares e folclóricas, sonoplastas, videomarkers, dentre outros.

O resultado será divulgado no dia 15 de dezembro de 2023 pelos canais de comunicação institucionais da Fundação Cultural. Uma lista com os três mais votados será encaminhada ao prefeito Vérdi Lúcio Melo, que definirá quem serão os representantes da comunidade artística.

É importante que os candidatos tenham disponibilidade para participar de uma reunião bimestral e de outras extraordinárias realizadas em horário comercial na Estação Ferroviária de Varginha.

De acordo com o Decreto 3.549/2004, o Conselho Deliberativo é órgão superior de deliberação e orientação da Fundação Cultural de Varginha.

Os Conselheiros terão mandato de dois anos e o desempenho de suas atribuições ou funções será considerado serviço público relevante, razão pela qual não poderão receber remuneração, gratificações e rendimentos de qualquer espécie.

A composição do Conselho Deliberativo foi alterada pelo Decreto Municipal nº 11.852, de 26 de outubro de 2023, e passa a ser formado por:

• 02 (dois) membros representantes do poder Executivo Municipal.
• 02 (dois) membros da Comunidade Artística e Cultural do Município indicados em lista tríplice.
• 01 (um) membro da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências indicado em lista tríplice.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3690-2700 ou pelo e-mail superintendencia@fundacaoculturaldevarginha.com.br.