Fundação Cultural realiza mapeamento da Capoeira em Varginha

A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, iniciou um levantamento on-line para o Mapeamento da Capoeira, com o objetivo de identificar e conhecer melhor a prática cultural no município, seus praticantes, mestres e grupos, para formular políticas públicas adequadas a esse segmento cultural.

Para participar do mapeamento, os interessados podem preencher o formulário on-line disponível, a partir desta segunda-feira (18/09). Os links estão disponíveis na descrição das categorias abaixo.

A participação de todos é fundamental para a construção conjunta de ações que permitam valorizar e fortalecer a prática da capoeira na cidade.

1) Instrutor/Professor/Mestrando/Contra-Mestre/Mestre de Capoeira
Link: https://prosas.com.br/editais/12275-mapeamento-da-capoeira-em-varginha-categoria-instrutorprofessormestrandocontra-mestremestre-de-capoeira

2) Grupo de Capoeira
Link: https://prosas.com.br/editais/12274-mapeamento-da-capoeira-em-varginha-categoria-grupo-de-capoeira

3) Praticante de Capoeira
Link: https://prosas.com.br/editais/12273-mapeamento-da-capoeira-em-varginha-categoria-praticante-de-capoeira

Patrimônio Imaterial de Varginha

No dia 23 de novembro de 2022, o Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural (Codepac) tornou pública a aprovação do Processo de Registro do Bem Imaterial “Capoeira de Varginha – Rodas, Grupos e Mestres” como Patrimônio Cultural de Varginha. O reconhecimento aconteceu após a votação durante a 214ª sessão do Codepac para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial.