Prefeito Vérdi Melo empossa membros do Conselho do Patrimônio Cultural

Na manhã desta quarta-feira (20/09), o prefeito Vérdi Lúcio Melo empossou os novos integrantes do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac). A posse aconteceu no auditório do Inprev e foi prestigiada pelo vice-prefeito Leonardo Vinhas Ciacci; pelo diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica; pela secretária de Turismo e Comércio, Rosana Carvalho; e pelo vereador Dudu Ottoni.

O Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha é composto por sete membros e respectivos suplentes designados pelo prefeito municipal, com representação equilibrada do poder público e de entidades e instituições representativas da sociedade civil.

Como membros efetivos tomaram posse Beatriz de Brito Guimarães, Everton Lourenço Lemes, Luís Phillippe Grande Sarto, Rayssa Santos dos Reis, Rosana Aparecida Carvalho, Wanderson Vitor Boareto e Vânia de Fátima Flores Paiva. Como membros suplentes, Amon Christian Lasmar, Eliana Cristina Costa, Erick Marques, Valéria Tavares Rabelo, Luziany Maria de Oliveira, Paulo Roberto Rodrigues de Souza e Orlando Mendes Filho.

De acordo com o prefeito Vérdi Lúcio Melo, “a nossa gestão tem valorizado muito os conselhos, pois eles contribuem muito com sugestões, críticas ou fiscalização, de tal forma que eles compõem o sistema de gestão de qualidade que nós queremos. O Codepac desempenha um papel fundamental pois a arte, a cultura e a ciência são instrumentos de transformação social e de preservação da história”.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, parabenizou o trabalho desenvolvido pela gestão anterior do Codepac. “Em função do trabalho intenso do Codepac, ficamos em 1º lugar por três anos no ICMS Patrimônio Cultural no sul e sudoeste de Minas Gerais e em 14º em todo estado de Minas Gerais”, destacou o superintendente.

O vereador Dudu Ottoni também parabenizou esse trabalho desenvolvido que, além de preservar o patrimônio, tem trazido mais recursos para o município. “Quero parabenizar os empossados e destacar que o trabalho que será feito por eles é de suma importância para nossa cidade”, disse o vereador.

Para a secretária municipal de Turismo e Comércio, Rosana Carvalho, empossada como conselheira, “ser conselheiro é ser um guardião do patrimônio cultural. É divulgar, preservar, fazer toda essa consciência educacional, de sustentabilidade do nosso patrimônio cultural”

Dentre as competências do conselho está a de promover e preservar a herança cultural do município; proteger, em nível municipal, bens culturais e naturais, de propriedade pública ou particular, existentes no Município, que dotado de valor histórico, cultural, artístico, paisagístico, entre outros, que justifiquem o interesse público na sua preservação. Formular políticas públicas de proteção e realizar a promoção, proteção e gestão do patrimônio cultural local.