Historiador José Roberto Sales lança dois livros no Museu Municipal
Na próxima terça-feira (27/11), às 19h30, o historiador José Roberto Sales lança simultaneamente dois novos livros no Museu Municipal. O primeiro é o “Varginha (MG) na República da Espada: atas do Conselho de Intendência (1890-1892) e do Conselho Distrital (1893-1894)”, editado pela Fundação Cultural de Varginha. O segundo é “Uma Janela no Tempo: monólogo de Oneyda Alvarenga”, publicado pelo próprio autor. Ambos retratam e resgatam momentos e personagens da história varginhense. O evento é aberto ao público.
Em “Varginha (MG) na República da Espada”, o historiador apresenta a transcrição paleográfica integral com atualização ortográfica das atas do Conselho de Intendência e do Conselho Distrital do município de Varginha, assentadas no livro “Actas do Conselho de Intendencia 1890-1892” e “Livro das Actas do Conselho Distrital da Cidade da Varginha 1893-1894”. O período corresponde aos quatro primeiros anos da Primeira República ou República Velha, conceituado pelos historiadores como República da Espada. O momento histórico é o da transição política entre a Monarquia e a República, marcado por convulsões sociais e rebeliões militares.
Já em “Uma Janela no Tempo”, José Roberto apresenta o texto teatral de metaficção historiográfica protagonizado pela musicista e etnomusicóloga varginhense Oneyda Alvarenga. A obra inclui ainda a biografia de Oneyda Alvarenga (1911-1984) e a Memória do teatro varginhense (1987).
As obras já estão disponíveis na íntegra na Coleção José Roberto Sales.