Livros em braile passam a fazer parte do acervo da Biblioteca Pública de Varginha

Já estão disponíveis na Biblioteca Pública de Varginha publicações literárias em braile recebidas gratuitamente da Fundação Dorina Nowill para Cegos. As primeiras edições chegaram em outubro e a perspectiva é que, a cada 15 dias, sejam recebidos novos livros por meio desta parceria. Já podem ser lidas as edições de “Uma vida no escuro”, “Ruth Rocha conta a Odisseia”, “Exercícios de ser criança”, “Marco Queria Dormir” e “Entre Quatro Paredes”.

De acordo com a bibliotecária Eliana Costa, a parceria atende a um anseio das pessoas cegas de Varginha que iam à biblioteca, mas que não possuíam obras que fossem acessíveis a elas. “Buscamos atender todos os públicos e este é mais um avanço para incluir estas pessoas com deficiência. É muito gratificante possibilitar esse acesso ao mundo literário”, destaca a bibliotecária.

O braile ou braille é um sistema que permite aos cegos ler e escrever. O método recebeu esse nome em homenagem ao inventor dele, o francês Louis Braille. A Fundação Dorina Nowill para Cegos é uma organização sem fins lucrativos que há mais de sete décadas se dedica a facilitar a inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão. A organização nasceu de uma necessidade de Dorina de Gouvêa Nowill, cega aos 17 anos, que percebeu a carência de livros acessíveis às pessoas com deficiência visual no Brasil.

Livro em braile doado pela Fundação Dorina Nowill para Cegos à Biblioteca Pública de Varginha

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, parabenizou a iniciativa. “A biblioteca tem aumentado cada vez mais o acervo e atraído dezenas de pessoas diariamente. O acervo é muito rico e diversificado para levar a literatura para todos os públicos”, destaca Lindon Lopes.

A Biblioteca Pública de Varginha é mantida pela Prefeitura Municipal e pela Fundação Cultural. O atendimento é feito de segunda a sexta de 7h às 17h na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro. Todo o acervo da biblioteca pode ser consultado on-line pelo site da Biblioteca. Para que o usuário possa levar livros para casa, é necessário se cadastrar apresentando a identidade e um comprovante de endereço. Mais informações pelo (35) 3690-2141.

 

A cada 15 dias, novos livros devem estar disponíveis em braile.