Museu e Biblioteca realizam oficina para comemorar o Dia Nacional do Idoso

O Museu Municipal e a Biblioteca Pública de Varginha realizarão nesta terça feira (27/09) o projeto “Chá & Cultura” idealizado pela Associação Artística Viva Cultura com oficinas de musicalização e recreação para comemorar o “Dia Nacional do Idoso”, que é celebrado em 1º de outubro.

A oficina será conduzida voluntariamente pelo diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, que vai se vestir do saudoso apresentador Chacrinha para entreter 30 alunas da melhor idade do CRAS. A secretaria de palco e coordenadora das brincadeiras será representada pela bibliotecária Eliana Costa e ainda tem a participação do músico Douglas Zoitenta que irá abrilhantar a oficina cantando canções que marcaram os anos 80.

Cláudio Henrique Martins, como Renato Russo, e Lindon Lopes, vestido de Chacrinha.

O projeto tem o objetivo finalidade de estimular, incentivar e desenvolver habilidades neste público, oferecendo por meio de oficinas culturais, oportunidades para que estas pessoas possam descobrir ou reinventar seus talentos com conhecimento, entretenimento, cultura e divertimento. Muito receptivas a este público, as oficinas musicais, que marcaram época, possibilitarão aos participantes reviver bons momentos guardados na memória.

Para o diretor do Museu, “atingir a melhor idade com disposição e saúde tem sido cada vez mais comum. O avanço da medicina, o crescente acesso à informação e as inúmeras ações destinadas ao lazer e socialização deste público têm contribuído significativamente para uma melhor qualidade de vida dessas pessoas que poderão encontrar na cultura motivação, entretenimento, conhecimento e uma forma de reafirmar a importância na sociedade”.

Este projeto promove a valorização da melhor idade por meio das atividades culturais, oficinas, apresentações musicais e peças teatrais, especialmente preparadas para esta faixa etária, segundo a bibliotecária Eliana Costa.

Para o presidente da Associação Viva Cultura e diretor da oficina Adão Marcos Misael, diz que o público principal atendido na associação são crianças, jovens e melhor idade de nossa comunidade que participam ativamente de aulas e oficinas valorizando assim a autoestima podendo descobrir que são capazes e criativos. A vantagem de participar de oficinas de arte é a possibilidade de conhecer de perto outras culturas e trabalhos, além do intercâmbio uns com os outros.