Museu Municipal de Varginha comemora 20 anos com lançamento de selos e show musical

Na última sexta-feira (31/07), o Museu Municipal de Varginha comemorou 20 anos de fundação com o lançamento de quatro selos comemorativos e o show do flautista Alexandre Braga, músico varginhense que é integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. O aniversário do Museu Municipal foi em 26 de abril, mas em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, só pôde ser celebrado em cerimônia reservada agora.

Todo o evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Fundação Cultural. Assista a integra abaixo:

A cerimônia, restrita às autoridades, foi prestigiada pelo prefeito Vérdi Lucio Melo, pela presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva; pelo diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes; pelo diretor do Museu Municipal, Ronei Marangão; pela Gerente de Atendimento e Vendas dos Correios da Região Centro – Sul de Minas, Ademir Ribeiro Baldim; e da Gerente da Agência de Correios de Varginha, Danielle Helena de Carvalho. Participaram ainda os vereadores Dudu Ottoni e Leonardo Ciacci, além de servidores do Museu Municipal e da Fundação Cultural, responsáveis pela organização do evento.

Em seu discurso, o prefeito Vérdi Lúcio Melo falou da importância do Museu Municipal que cumpre o papel de informar e educar por meio de exposições permanentes, atividades recreativas, teatro e muitos outras. “Tive a honra de ter participado da sua instalação, na época como vereador. E, embora muitos pensem que os museus são apenas um caminho em direção ao passado, na verdade, eles são fazem a conexão entre passado, presente e futuro”, disse o prefeito que agradeceu o diretor-superintendente da Fundação |Cultural, Lindon Lopes e a sua equipe, pelo profissionalismo e dedicação.

“Comemoramos os 20 anos do Museu Municipal de Varginha que cumpriu durante estas duas décadas um papel muito relevante na cidade e na região. Foram milhares de visitas de pessoas que saíram daqui com mais conhecido sobre a sua própria história”, disse o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes.

O diretor do Museu Municipal, Ronei Marangão, disse que “é uma grande honra dirigir o Museu Municipal de Varginha, esta instituição que se mostra cada vez mais relevante nos dias atuais. Precisamos conhecer o passado para entender o presente e construir um futuro mais promissor. Inaugurado em 26 de abril de 2000, na administração do prefeito Antônio Silva, o Museu abriga um acervo atualmente 9.616 e já promoveu diversas exposições, oficinas, lançamentos, peças teatrais e muitas outras atividades”.

Os quatro selos personalizados foram produzidos pelos Correios, sendo idealizados e adquiridos pela Fundação Cultural de Varginha exclusivamente para a ocasião. O primeiro selo traz a fachada da sede atual, localizada no Casarão Mariana Figueiredo Frota. O imóvel é tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha. O segundo mostra as Igaçabas. Elas eram utilizadas pelos índios da região do Sul de Minas para acondicionamento de água e posterior uso como urna funerária. O terceiro selo apresenta a foto de um Moedor de Café, representando a riqueza cafeeira da cidade. E o último selo é a imagem da Pia Batismal da antiga Igreja Matriz de Varginha, que foi a primeira peça a compor o acervo do Museu.

Deixe uma resposta