Museu Municipal lança selos postais em comemoração aos 20 anos de fundação

Nesta sexta-feira (31/07), às 10h, a Fundação Cultural de Varginha promove o lançamento de quatro selos postais em comemoração aos 20 anos de criação do Museu Municipal. O evento acontecerá na atual sede, localizada na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro e será restrito às autoridades convidadas para evitar aglomeração de pessoas. O público poderá acompanhar online pelas redes sociais.

Os quatro selos personalizados foram produzidos pelos Correios e idealizados e adquiridos pela Fundação Cultural de Varginha exclusivamente para a ocasião. O primeiro selo traz a fachada da sede atual, localizada no Casarão Mariana Figueiredo Frota. O imóvel é tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha. O segundo mostra as Igaçabas. Elas eram utilizadas pelos índios da região do Sul de Minas para acondicionamento de água e posterior uso como urna funerária. O terceiro selo apresenta a foto de um Moedor de Café, representando a riqueza cafeeira da cidade. E o último selo é a imagem da Pia Batismal da antiga Igreja Matriz de Varginha, que foi a primeira peça a compor o acervo do Museu.

A cerimônia contará com a participação do prefeito Vérdi Lúcio Melo; da presidente da Câmara, vereadora Zilda Silva; do diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes; do diretor do Museu Municipal, Ronei Marangão; do Gerente de Atendimento e Vendas dos Correios da Região Centro – Sul de Minas, Ademir Ribeiro Baldim; e da Gerente da Agência de Correios de Varginha, Danielle Helena de Carvalho.

A solenidade em Varginha foi escolhida também para celebrar o Dia Nacional do Selo, comemorado anualmente em 1º de agosto, data que homenageia a emissão do primeiro selo postal pelos Correios brasileiros, em 1º de agosto de 1843. O selo personalizado é uma peça filatélica que possui real valor de porte. Assim, quando usada para postagem de correspondências, divulgará sua imagem em todas as partes do mundo. Por eternizar a data celebrada, figura também como peça de coleção.

O lançamento será transmitido pelo Facebook da Fundação Cultural, pelo do Museu Municipal e pelo site e YouTube Varginha Cultural. O flautista varginhense Alexandre Braga, integrante da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, fará uma apresentação especial após o lançamento dos selos. 

O Museu Municipal de Varginha comemorou 20 anos em 26 de abril de 2020, mas toda a programação festiva teve que ser cancelada devido à pandemia da Covid-19. De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, “para marcar a data, a Fundação Cultural decidiu produzir esses selos postais que terão distribuição dirigida para representantes de órgãos públicos e privados, imprensa e colecionadores”.

Casarão Mariana Figueiredo Frota, sede atual do Museu Municipal de Varginha
Sobre o Museu Municipal de Varginha

Inaugurado em 26 de abril de 2000, o Museu Municipal de Varginha vem se constituindo num laboratório de pesquisa e numa instituição de prestação de serviços. Promove exposições e oficinas que pretendem levar ao público informação, cultura e aprendizado adicionais que possam pesar, positivamente, no currículo pessoal de quem toma contato com esse trabalho.

Segundo o atual diretor do Museu, Ronei Marangão, “o acervo é composto por mais de 9 mil peças, dentre elas discos, moedas, utensílios domésticos, documentos, fotografias, aparelhos eletroeletrônicos e outros. O Museu Municipal de Varginha é um centro da memória local e regional, onde o compromisso é preservar a história dos nossos antepassados por meio de imagens e objetos do cotidiano”.

Saiba mais sobre o Museu podem ser obtidas pelo site https://www.varginhacultural.com.br ou pelo telefone (35) 3690-2716.

Deixe uma resposta