Patrimônio Cultural é tema de oficina para professores da Rede Municipal de Varginha

No último sábado (20/08), cerca de 40 professores do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Educação de Varginha participaram da 4ª Oficina de Educação Patrimonial, que trouxe o tema “O patrimônio cultural em sala de aula”. A iniciativa é da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural e Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural, com apoio da Secretaria Municipal de Educação. A atividade aconteceu na Escola Municipal Domingos Ribeiro de Rezende, com sede atual na Av. Benjamin Constant.

A oficina foi conduzida por Jaíne Diniz Corrêa, historiadora da Ame Cultura, consultoria em Patrimônio Cultural contratada pelo município. Ao final da oficina houve o lançamento do livro infantil “Lorena: a baratinha mentirosa”, com o escritor José Roberto Sales.

De acordo com a coordenadora técnica do Patrimônio Cultural de Varginha, arquiteta Danielle de Souza Guimarães, pretende-se mostrar aos professores que atuam no município como as atividades de educação patrimonial são importantes para desmistificar sensos comuns acerca do patrimônio cultural. “A educação patrimonial é uma importante forma de valorização e preservação do patrimônio cultural e deve ser democrática e participativa, se atentando para as especificidades do município e das demandas de sua população para com seu patrimônio cultural”, destaca Danielle Guimarães.