Varginha participa do 2º Encontro de Gestores de Cultura e Turismo de Minas Gerais

O diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Marquinho Benfica, participou nesta terça e quarta-feira (22 e 23/03) do 2º Encontro de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O evento foi uma realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e aconteceu no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. O objetivo foi debater temas relacionados as políticas públicas de cultura e turismo no estado, além de celebrar o lançamento do Ano da Mineiridade, que busca exaltar Minas Gerais e as características únicas pelas quais o povo mineiro é reconhecido.

Para Marquinho Benfica, o evento foi uma oportunidade de criar e estreitas parceiras em prol do desenvolvimento cultural de Varginha. “A administração do prefeito Vérdi Lúcio Melo tem sido pautada pelas parcerias e pelo diálogo com os mais diversos setores. Aqui na capital mineira viemos promover o intercâmbio da nossa cultura e buscar estreitar laços com a Secretaria Estadual de Cultura e com os municípios para levar avanços para nossa cidade. Parabenizo o secretário Leônidas Oliveira e a equipe da Secult pela oportunidade”. Varginha também é representada no evento pela produtora cultural e chefe de gabinete da Fundação Cultural, Ana Luiza Romanielo; e pelo chefe de operações e controle técnico, Humberto Xavier.

Cerca de 700 gestores municipais de cultura e turismo do estado participaram da iniciativa, que contou na terça-feira com a aula magna “Mineiridade com Cultura e Turismo”, uma conversa com secretário de Estado, Leônidas Oliveira, a palestra “Descentra Cultura Minas Gerais e seus impactos”, além da exposição dos estudos de casos “As vantagens da urbanidade para cultura e turismo”, “Cidades e a cozinha mineira”, “Marketing das águas em Minas”, “Paisagem cultural – a natureza e as cidades” e “Cicloturismo cultural”.

Na quarta-feira, houve o encontro setorial para gestores, presidentes e diretoria das IGRs/Circuitos turísticos e também um encontro dos gestores municipais com Diretoria da Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo. O evento contou também discussões setoriais sobre os temas “Marketing da Mineiridade”, “IGRs Turismo e Cultura – Transversalidades”, “Fomento e leis de incentivo” e “ICMS Turístico e Patrimônio cultural, desburocratização” e ainda com a cerimônia de lançamento do ano da Mineiridade.

Foto de capa: equipe da Fundação Cultural com o governador Romeu Zema.

Na foto de capa, da esquerda para direita, Ana Luiza Romanielo, Marquinho Benfica, Leônidas Oliveira e Humberto Xavier.

Milena Pedrosa, subsecretária de Turismo e Cultura, junto com as autoridades de Varginha.

Polliana Lacerda, do Sistema Estadual de Museus de MG.

Deixe um comentário