Vem aí a FLIV 2020 – 6ª Feira Literária de Varginha

A Feira Literária de Varginha chega à 6ª edição com uma série de novidades! Com realização da Prefeitura de Varginha, com organização da Fundação Cultural e parceria da Apesul – Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas, a FLIV 2020 será realizada de 17 a 20 de junho na Praça do ET, com um dia a mais em relação às outras edições. Na quarta-feira (17/06), as atividades iniciam às 13h e a abertura oficial acontecerá a partir das 19h com o lançamento do livro Estação dos Contos, seguido por show musical.

Na quinta, sexta e sábado (18 a 20/06), a programação será realizada das 9h às 21h com bate-papo com os escritores da cidade e região, lançamento de livros, shows, contação de histórias, performances artísticas, peças infantis e muitas outras atrações culturais. O espaço vai contar ainda com estande de livrarias e praça de alimentação.

Este ano, a FLIV vai homenagear os escritores Cícero Acaiaba, Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto. Poeta, radialista, escritor e advogado, Cícero recebeu o título de cidadão honorário varginhense e foi um dos fundadores da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC). Já Clarice Lispector e João Cabral de Melo Neto, dois grandes nomes da literatura brasileira, comemorariam 100 anos em 2020.

De acordo com o diretor-superintendente Lindon Lopes, a programação está sendo preparada para atender todas as idades. “O objetivo da nossa feira literária é revelar os talentos que temos em Varginha na literatura, na música, nas artes em geral. Pela segunda vez, vamos realizá-la na Praça do ET, local de fácil acesso para que toda população possa participar conosco. Este ano teremos uma estrutura toda nova. Será uma grande festa em prol da cultura!”, enfatiza Lindon Lopes.

Inscrições para o livro Estação dos Contos vão até 10 de abril

Falta um mês para o término das inscrições de autores varginhenses para o livro Estação dos Contos, que será lançado na abertura da FLIV 2020.

A inscrição vai até 10 de abril de 2020 e será feita exclusivamente pela internet, por meio do formulário disponível no site www.fundacaoculturaldevarginha.com.br/inscricaocontos. Será considerado escritor varginhense o que tenha nascido em Varginha ou o que resida na cidade há pelo menos 2 anos.

Será permitido o envio de contos, minicontos, microcontos e nanocontos, sendo restrito a apenas um por autor. O texto deverá ter no máximo 1.100 palavras ou 6.800 caracteres. O parâmetro a ser seguido para este espaço é de um conto de até 3 (três) páginas.

Todas os textos inscritos passarão por uma seleção feita por uma equipe designada pelo diretor-superintendente da Fundação Cultural. Ela poderá classificar ou desclassificar os trabalhos de acordo com as normas deste regulamento e/ou por critérios literários. Os textos serão analisados levando-se em conta os critérios de originalidade, criatividade, correspondência ao gênero escolhido e qualidade literária.

Jornalista responsável:

Agnaldo Montesso | MTB 15.903 JP
Fundação Cultural de Varginha/MG
Tel./WhatsApp: (35) 3690-2700
Endereços e telefones

Acesse as redes sociais da Fundação Cultural: