1ª edição do Festival Toca Raul superou todas as expectativas

O 1º Festival Varginha Toca Raul, realizado em 19 de agosto na sede do Grêmio Recreativo Império da Serrinha, foi um sucesso e superou todas as expectativas do público e da produção.

Com grande busca pelos ingressos, o evento teve sold out – com mil ingressos esgotados na semana do festival -, e arrecadou quase uma tonelada de alimentos. Ao todo, foram arrecadadas 950 unidades de alimentos não perecíveis e caixinhas de leite, que foram 100% revertidos em doação para o Centro Espírita Irmã Sheila, que se dedica ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social no bairro Sion.

Além dos shows de oito bandas selecionadas pelo projeto, Duplo Acústico, XanSeixas e Xandelete, ANNA, Jamaica, Homil Jr, Tevico Lobo, Banda Rota 381, e do encerramento com Moe Chic, considerado um dos melhores covers do Raul no Brasil, o festival contou com um momento de palco aberto, onde artistas como a cantora Lilly Joplin e a banda Estação Mineira puderam se apresentar, além da importante participação do desenhista Endersenhos, que agraciou o público e grande parte dos artistas com as suas caricaturas ao vivo.

Segundo Moe, o Varginha Toca Raul foi um dos eventos mais lotado que já participou e com um público fiel, caloroso e participativo. “Já gostaria de confirmar a minha participação nas próximas edições e deixo o meu sincero abraço pelo carinho e pelo profissionalismo de toda equipe de Produção do Festival”, afirma o cantor. De fato, o público não arredou o pé desde a primeira até à última apresentação e, segundo os organizadores, não houve nenhuma intercorrência no quesito segurança.

Já Rosildo Beltrão, produtor e idealizador do projeto, comenta que o resultado foi surpreendente. “Há anos, não via uma aceitação tão significativa para um projeto aparentemente simples, mas com grande envolvimento dos músicos e dos cantores selecionados, dos grupos espontâneos que aderiram ao momento “palco livre”, do público de todas as idades, gêneros e perfis que lotou a Serrinha, e de toda equipe que atuou praticamente na raça, e do grande apoio logístico de diversas empresas que não mediram esforços para patrocinar o evento. Na próxima edição, temos tudo para continuar crescendo. Que venha 2024!”.

Como contrapartida social, o projeto oferecerá, no mês de setembro, quatro oficinas de musicalização infantil, canto, ritmo e performance, voltadas gratuitamente para 30 crianças entre 5 e 14 anos da cidade. Carinhosamente batizada de “Plunct, Plact, Zum”, as oficinas contarão com a direção artística e musical do maestro Rosildo Beltrão e serão ministradas pela professora e cantora Millena de Castro.

O 1º Festival Varginha Toca Raul teve a realização do produtor cultural Rosildo Beltrão e a produção da RB Produções e Eventos de Varginha. A iniciativa foi viabilizada pela Prefeitura de Varginha e pela Fundação Cultural, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Contou com o apoio da Ramos Soluções em Prevenção de Incêndio, Unimed Varginha, Bioética e parceria com o Grêmio Recreativo Império da Serrinha, Cervejaria Varginha, Serafim Adega & Café, Secretaria de Turismo e Comércio-SETEC e W Outdoor.

Agradecimento aos apoiadores via IPTU, Adelgício Monteiro Ferreira, Christiano Marinho Moterani, Daniel Augusto Marçal, Fabricio Adriano Ramos, Paula Andrea Direne, e aos assistentes de produção Deborah Beltrão, Lais Beneton, Marcos Delfino, Margot Shukuri, e aos colaboradores Everton Ribeiro, Emerson Ribeiro, Fabricio Serafim e Gabriel Gomes.