9ª Jornada do Patrimônio Cultural discute potencial turístico de Varginha

A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, realizou nesta quarta-feira (23/08) a oficina “Caminhos do Patrimônio Cultural: a rota do Café em Varginha”. A iniciativa proposta pela Coordenadoria Técnica do Patrimônio Cultural é ação integrante da 9ª Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, que traz como tema “Itinerários e Rotas do Patrimônio Cultural Mineiro”.

A oficina foi ministrada por Platinny Dias Paiva, diretor executivo da Ame Cultura e presidente da IGR Caminhos Gerais.

Com dois momentos, a oficina foi dividida em uma primeira parte teórica, onde foram tratados o potencial do turismo cultural em Varginha envolvendo o café. Nesse momento, foram apresentados os bens protegidos no município, seja por tombamento, registro ou inventário, que se relacionam com a cultura cafeeira na cidade.

Em seguida foi realizada uma ação prática, onde elaborou-se um mapa de percepção, com as possibilidades de elaboração de um roteiro do café em Varginha.

A Jornada do Patrimônio Cultural de Minas Gerais foi uma ação promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais/SECULT, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais/Iepha-MG. Tem por finalidade mobilizar municípios, entidades e agentes culturais para a realização de atividades que sensibilizem a sociedade para a promoção, valorização e preservação do patrimônio cultural.