Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências recebe homenagem na Câmara Municipal

Nesta sexta-feira (06/03), às 19h, a Câmara Municipal de Varginha concederá a Comenda do Mérito Cultural à Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC). A proposição foi feita pelo vereador Zacarias Abrão Piva.

A homenagem acontecerá no Plenário Dr. Jacy de Figueiredo da Câmara Municipal e contará com a participação dos acadêmicos, de autoridades e de pessoas ligadas ao setor artístico e cultural de Varginha. O evento celebrará os 60 anos de fundação da academia que aconteceu no dia 21 de fevereiro de 1960.

“Desde a sua fundação, a Academia tem promovido variadas atividades culturais, dentre as quais exposições de fotografias, artes plásticas, palestras sobre filosofia, história, literatura, arte, produção de peças de teatro e muitas outras atividades que enriqueceram e enriquecem profundamente a cultura do nosso Município, fazendo com essa homenagem prestada seja mais do que justa”, destaca o propositor, Zacarias Piva.

Sobre a Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências

A AVLAC é uma associação cultural da sociedade civil, sem fins lucrativos, composta por quarenta cadeiras, cuja finalidade principal é preservar, promover, incentivar e divulgar atividades culturais, artísticas, literárias e científicas, cultivando a norma culta da Língua Portuguesa.

A reunião da AVLAC acontece na última segunda-feira de cada mês no Salão da Torre localizado na Estação Ferroviária de Varginha. A diretoria 2019-2020 é composta pelos acadêmicos José Roberto Sales (presidente), Cláudio Henrique Martins (vice-presidente), Vânia Vinhas Cardoso (secretária), Moacyr Vallim Filho (primeiro-secretário), Lygia Di Lorenzo Oliveira (segunda-secretária) e Tadeu Pinto Mendes (tesoureiro). O conselho fiscal é formado por Luiz Henrique de Souza Pinto, Marco Antônio Sales e Wanderson Vitor Boareto.

A história da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências no período entre 1960 e 2020 foi retratada no livro “AVLAC Sentidos Sociais da História”. A obra traz um resumo das atividades educacionais e culturais desenvolvidas pela instituição nesse período.

A publicação foi editada pelo historiador José Roberto Sales, atual presidente da academia, e pode ser acessada abaixo (clique na imagem para download).

Deixe uma resposta