Biblioteca Pública de Varginha recebe novos títulos literários do Projeto de extensão “Biblioteca Preta” da Unifal-MG

Na tarde da última segunda-feira (20/11), a Biblioteca Pública de Varginha recebeu a doação diversos livros do projeto de extensão “Biblioteca Preta” e do Sistema Integrado de Bibliotecas da Unifal-MG Campus Varginha. Os livros foram escritos por autoras e autores negros, sobre temáticas relevantes à negritude, para difundir a produção científica e literária desse grupo.

O racismo evidenciado nos indicadores socioeconômicos também se reflete na produção literária e científica. Buscando a justiça racial, no projeto de extensão “Biblioteca Preta” (componente do programa de extensão “DANDARA – Desenvolvimento de Ações Negras, Decoloniais e AntirRacistas”), objetivou fomentar discussões para promover o pensamento decolonial e a luta antirracista por meio da disponibilização de títulos literários nas bibliotecas da Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG (nos campi sede, Varginha e Poços de Caldas) e na Biblioteca Pública “Dep. Domingos de Figueiredo” do município de Varginha.

Após a curadoria de títulos que abordam valores e pensamentos dos movimentos negro no Brasil, buscou-se apoio institucional e foi realizada a compra de aproximadamente 3 exemplares de 25 títulos. Para a Biblioteca Pública de Varginha foi realizada uma campanha que conseguiu arrecadar 22 livros.

Como resultado, além de aumentar o número de livros de/sobre intelectuais negros como referencial teórico nos acervos das bibliotecas, espera-se contribuir com uma formação complementar e contínua sobre assuntos transversais à pauta de negritude, visto que os títulos são utilizados para as leituras e discussões (abertas ao público) que são promovidas pelo projeto “Rádio Malês” (também componente do DANDARA), que se caracteriza por rodas de conversa mensais que visam promover a construção de um saber compartilhado sobre questões raciais no Brasil.