Cedoc da Fundação Cultural é citado como referência em evento do Iepha

O Centro de Documentação e Memória (Cedoc) da Fundação Cultural de Varginha, responsável pela preservação dos documentos históricos e institucionais, serviu de exemplo positivo no curso online da “3ª Rodada ICMS Patrimônio Cultural – Declaração de Acervos Culturais”, promovido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) no último dia 13 de junho de 2023.

A coordenadora do Arquivo Público Mineiro, Flávia Figueiredo, comentou na transmissão ao vivo sobre as boas práticas na área de preservação do Cedoc, onde ressaltou a “relevância da substituição das caixas de acondicionamento que a instituição mantém e que, no momento, essa preservação está adequada e a organização é pertinente, considerando uma política contínua e atenta ao fluxo dos acervos”.

O diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, enfatizou a importância da iniciativa na preservação da história de Varginha. “O Cedoc desempenha um papel crucial na salvaguarda de fotografias, documentos e arquivos que preservam a nossa história. Parabenizo o servidor Cláudio Martins, à frente do Cedoc, pelo empenho e agora pelo reconhecimento como referência em nível estadual”.