Cefet-MG – Varginha promove Concurso Literário Oneyda Alvarenga

Estão abertas as inscrições do Concurso Literário Oneyda Alvarenga, promovido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG – Unidade Varginha), por meio do projeto Entre Cartas… Com sua Comunidade – Edição Autorias Sul Mineiras.

As inscrições devem ser feitas no período de 23 de agosto a 23 de outubro de 2023 e enviadas online por meio do Google Forms no link https://forms.gle/WhuJ8Th3PAR28ee87. O edital na íntegra está disponível em www.instagram.com/projetoentrecartas.

A participação poderá ser feita com a inscrição de videopoema e/ou carta, que tratem dos direitos e garantias das diversidades, como respeito à liberdade religiosa, igualdade de gênero, orientação sexual, questões étnicos-raciais e pessoas com deficiência (PcD). É válida a transição entre duas ou mais vertentes ou a escolha de apenas uma delas.

O videopoema deverá ter entre 1 (um) e 5 (cinco) minutos. A carta deverá ser digitada em até duas páginas, em formato A4 (equivalente a 1.500 caracteres ou 20 a 30 linhas).

Toda a comunidade, externa ou interna ao Cefet-MG Varginha pode participar do Concurso Literário – Oneyda Alvarenga, com uma produção de carta ou videopoema, ou com uma carta e um videopoema.

Em cada uma das categorias, o primeiro lugar receberá um troféu mais R$ 150,00. O segundo lugar, troféu mais R$ 100,00, enquanto o terceiro lugar ficará com um troféu mais R$ 50,00. Os demais participantes receberão um certificado do Cefet-MG Unidade Varginha com a temática do Concurso.

Mais informações poderão ser obtidas pelo e-mail projetoentrecartas@gmail.com. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Educação e Biblioteca Pública; da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC); da Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas (APESUL); da Fundação Cultural Vagão 98; e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sul de Minas – Campus Três Corações.