Corpo de Bombeiros faz entrega dos resultados das vistorias em locais tombados e inventariados de Varginha

O diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Marquinho Benfica, recebeu na última terça-feira (15/08) o Comandante da 3ª CiaPV, Capitão Marcelo Ventura Oliveira, acompanhado pelos bombeiros responsáveis pela prevenção de combate a incêndio no município.

O comandante fez a entrega formal dos resultados das vistorias em locais tombados e inventariados de Varginha. Foram vistoriados desde locais de reunião de público, como o Theatro Capitólio, até residências unifamiliares.

Varginha foi a primeira cidade de Minas Gerais a concluir as vistorias destes locais tombados e inventariados. Segundo o Capitão Marcelo Ventura Oliveira, “os resultados foram bastante satisfatórios, com 40 locais regularizados e 41 dispensados de regularização. Foram aplicadas 8 advertências escritas e apenas 1 multa, sendo que seis locais estavam fechados ou abandonados”.

De acordo com a arquiteta Danielle Guimarães, coordenadora técnica do Patrimônio Cultural, todos os prédios administrados pela Fundação Cultural, como o Theatro Capitólio, Estação Ferroviária e Casarão Mariana Figueiredo Frota, já possuem medidas de segurança contra incêndio implementadas.

Ainda segundo o Capitão, as residências unifamiliares tombadas ou inventariadas, não estão sujeitas às normas de prevenção de incêndios, mas os moradores foram orientados da necessidade de se observar alguns quesitos, como não deixar fiação exposta e realizar a troca regular de mangueira e válvula do gás de cozinha.

O diretor-superintendente Marquinho Benfica parabenizou o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros em Varginha. “Acatamos todos as orientações do Corpo de Bombeiros e destacamos a importância deste trabalho no combate a incêndio e em todos as iniciativas promovidas”.