Estação Cultura vai ter dança, música, artesanato e literatura nos dias 15, 16 e 17 de dezembro

A Estação Ferroviária de Varginha, sede da Fundação Cultural, receberá nos próximos dias 15, 16 e 17 de dezembro (quarta, quinta e sexta-feira) o evento Estação Cultura com apresentações de dança, música e participação de artesãos e escritores.

A Fundação Cultural, por meio de orientações e recomendações da Vigilância Sanitária, vai tomar todas as medidas de combate ao coronavírus, como o uso obrigatório de máscara, controle de público para evitar aglomeração, aferição de temperatura e disponibilização de álcool em gel 70%.

“Na véspera do Natal, acreditamos que esse evento venha trazer um pouco de alegria à população e marque a esperança de dias melhores. Não serão feitos grandes shows e apresentações, pois ainda não é o momento, mas acreditamos que seja um início de uma retomada, que será gradual até que possamos fazer os eventos como eram anteriormente”, destaca o prefeito Vérdi Lúcio Melo.

A abertura na quarta-feira (15/12), às 19h, será feita pelo coral Encantarte, da Igreja do Mártir São Sebastião. As apresentações musicais serão em formato acústico sempre das 18h às 22h nos três dias de evento. Elas serão executadas por estudantes e professores do Conservatório de Música de Varginha e por artistas convidados.

“Esse será o primeiro evento presencial na Estação Ferroviária desde março de 2020, quando as atividades culturais tiveram que ser interrompidas por conta da pandemia da Covid-19. Nosso objetivo é congregar as atividades relacionadas ao setor cultural nesta véspera de Natal”, ressalta Marquinho Benfica.

Haverá a participação das artesãs que fazem parte da Associação dos Aposentados (AAPV), Associação dos Artesãos e Artistas Populares (Assoart) e Associação Varginhense de Economia Criativa (AVEC). A venda do artesanato será feita nos três dias de evento entre 14h e 22h.

Os escritores convidados da Associação de Poetas e Escritores do Sul de Minas (Apesul) farão venda de livros entre as 17h e 22h, além de declamação de poesias no palco.

Outra atração do Estação Cultura é o ilustrador Ender que terá uma tenda montada para fazer caricaturas ao vivo do público. Ender foi o responsável também pela concepção da logo do evento. Também são de autoria do ilustrador varginhense a logo do 5ª da Boa Música e do Museu Municipal.

Orquídeas, suculentas e cactos também serão vendidas entre 14h e 22h pelo Orquidário Lumani.

A programação completa será disponibilizada pela Fundação Cultural nos próximos dias.