Museu Municipal de Varginha debate escravidão na 15ª Primavera dos Museus

A escravidão no Brasil será tema de uma mesa redonda online realizada pelo Museu Municipal de Varginha na próxima quarta-feira (22/09). A iniciativa compõe a programação nacional da 15ª Primavera dos Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus.

O evento acontecerá das 14h às 17h com transmissão pelo canal Varginha Cultural no Facebook (facebook.com/varginhacultural) e também no YouTube (youtube.com/varginhacultural), além de contar com a retransmissão feita por veículos de comunicação do município.

Participam do debate os historiadores Wanderson Vítor Boareto e Moacyr Vallim Filho, que integram a Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências; do professor de Língua Portuguesa, Saulo de Tarso Martins Coelho; e da líder de diversidade do Grupo Unis, Érika Tobias, que também compõe o Conselho Municipal da Igualdade Racial.

De acordo com o diretor do Museu Municipal, Lindon Lopes, além da mesa redonda realizada no dia 22/09, “haverá uma exposição com a mesma temática para expor ferramentas de tortura e aprisionamento de escravos nas senzalas das fazendas, além de documentos históricos do comércio de escravos”. Ela poderá ser visitada de 20 a 24/09 das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Diante da pandemia do Covid 19, a 15ª edição da Primavera dos Museus propõe o tema “Museus: perdas e recomeços” para refletir a função dos museus neste momento. Como espaços de convergência da experiência humana, sejam elas experiências sociais, históricas ou artísticas, os museus proporcionam um reencontro com a história. Como repositórios de experiências e emoções podem ser, também, espaços individuais e coletivos de superação e de reinvenção.

O Museu Municipal de Varginha é um dos órgãos da Fundação Cultural de Varginha e funciona na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35) 3690-2716 ou pelo e-mail [email protected]

Deixe um comentário