Noite Mineira de Museus e Bibliotecas destaca vida e obra de Aurélia Rubião

A Biblioteca Pública e o Museu Municipal de Varginha participarão nesta quinta-feira (09/06) da “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas”, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG). As atividades em Varginha acontecerão às 19h e terão como destaque a vida e a obra da artista plástica Aurélia Rubião (1901-1987).

O Museu Municipal promoverá a exposição “Exposição 121 Anos Aurélia Rubião – Sua história, seu legado”, com a apresentação de seis quadros em óleo sobre tela da artista Aurélia Rubião, restauradas para celebrar a carreira da artista varginhense de renome nacional e internacional. O trabalho foi desenvolvido pela restauradora e artista plástica Valéria Neno, com o apoio de um projeto apresentado à Lei Aldir Blanc no âmbito do estado de Minas Gerais no Edital “Bolsa de Conservação e Restauração”, na qual a proponente foi contemplada pela Secretaria Estado de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais.

Já a Biblioteca Pública realizará o lançamento on-line do livro “Aurélia Rubião – Vida e Arte”, que foi escrito pelo historiador José Roberto Sales em 2011. Logo após a abertura da exposição, haverá um bate-papo com José Roberto Sales e Valéria Neno que será conduzido pela jornalista Keila Costa da Rádio Melodia FM. O livro, na íntegra, ficará disponível na Coleção José Roberto Sales na página da Fundação Cultural de Varginha.

Para Lindon Lopes, diretor do Museu Municipal, a atividade vem complementar as ações já feitas no Museu e na Biblioteca. “Temos realizado duas vezes ao mês lançamentos de livros às terças-feiras no período noturno, além de o Museu abrir sempre no primeiro domingo do mês para visitação e também com uma peça infantil”, destaca o diretor.

De acordo com a bibliotecária Eliana Costa, coordenadora da Biblioteca Pública, essa iniciativa tem o propósito de oferecer ao público a oportunidade de participar de eventos, exposições, saraus literários, dentre outras atrações. “Essa primeira edição fará referência a essa grande artista plástica varginhense que foi a Aurélia Rubião. Será mais uma oportunidade para promover a arte e a cultura na nossa cidade”, relata a coordenadora.

A Biblioteca Pública e o Museu Municipal de Varginha funcionam na Praça Governador Benedito Valadares, 141 – Centro (logo abaixo da Igreja Matriz). Os telefones de contato são 3690-2141 (Biblioteca) e 3690-2716 (Museu). O evento também contará com transmissão pela internet pelo canal da Fundação Cultural no YouTube e no Facebook.

A “Noite Mineira de Museus e Bibliotecas” é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult/MG), por meio da Superintendência de Bibliotecas, Museus, Arquivo Público e Equipamentos Culturais (SBMAE), com apoio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e da Diretoria de Museus (DIMUS). Em Varginha, a iniciativa é realizada pela Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, Museu Municipal e Biblioteca Pública.

Capa do livro que será publicado on-line