Theatro Capitólio recebe “Acreditar com o Coração: Inclusão, Música e Arte” nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (11/09), às 19h30, o Theatro Capitólio recebe o evento “Acreditar com o Coração: Inclusão, Música e Arte”. A iniciativa, que tem o lema “Se todos somos diferentes, então somos todos iguais”, visa despertar na sociedade um olhar voltado para as pessoas com diferentes deficiências, como surdez, cegueira e outras. A entrada é gratuita, mas a organização solicita a doação de 1kg de alimento não perecível, que será doado para entidades beneficentes da cidade. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

Na programação, haverá apresentação da Orquestra do Conservatório de Música, do Coral de Grupo de Laringectomizados Totais “Coral União de Voz”, composto por pacientes do Centro de Oncologia de Varginha, e do Coral de Cegos. “Acreditar com o Coração” vai envolver mais de 100 pessoas, dentre elas formandos do curso de Libras. Os participantes vão receber camisetas, troféus e medalhas. Vai estar presente também um grupo de crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Coqueiral.

A iniciativa é de Aline Nogueira, professora de Libras – Língua Brasileira de Sinais e aluna do curso de piano no Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga. Com sensibilidade, ela percebeu a dificuldade dos deficientes em ter uma vida normal. Por isso, decidiu realizar um projeto para ajudar os deficientes voluntariamente e relata situações que para muitos poderiam passar despercebidas, como o de uma mãe que ela conheceu no curso libras e disse que não conseguia se comunicar com o filho surdo, mas depois que aprendeu a língua de sinais, revelou a melhoria significativa na relação familiar.

Para o prefeito Antônio Silva, “iniciativas voluntárias como essa, além de emocionar, resultam em diferenciais que marcam vidas, transformam histórias e enriquecem a sociedade, por isso são dignas de reconhecimento e por isso merecem o apoio de todos”.