Theatro Capitólio recebe espetáculo “Rosetta Malaspina ou de um ponto da eternidade”

Na próxima segunda-feira (14/08), às 19h30, o Theatro Municipal Capitólio será palco do espetáculo “Rosetta Malaspina ou de um ponto da eternidade”, solo da atriz Marguerita Di Marco, da Companhia Dei Merli Bianch, da Itália. A peça teatral tem duração de 50 minutos, em língua italiana, com classificação indicativa de 12 anos.

A entrada será mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, que deverá entregue na portaria do teatro antes do espetáculo. As doações serão destinadas ao Conselho Municipal dos Direitos da Mulher que direcionará para projetos que acolhem mulheres em situação de vulnerabilidade social e violência.

O espetáculo é apresentado pelos projetos Plurimundi Primeiros Passos e O Mundo Possível. A produção é da Compagnia Dei Merli Bianchi, com produção executiva de Dimir Viana e Líbia Tavares. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural.

Sobre o espetáculo

Uma pesquisa feita sobre o tema da mulher, nesse caso a atriz fez uma longa pesquisa com uma senhora de uma cidade muito pequena no Sul da Itália que era uma poetiza desconhecida no local e que por meio da atriz Margherita Di Marco descobriu-se que era de fato uma pessoa que tinha uma importante produção de poesia que nunca era revelado porque essa pessoa era tida como “a louca do lugar”. Era uma pessoa que tinha problemas mentais e foi julgada durante toda a sua vida como louca.

Essa é uma parte da história que é levada em cena pela Margherita Di Marco que traz essas memórias dessa poesia que nasce do encontro da atriz com uma outra mulher que se revela de fato um ser humano de grande luz e criatividade em um lugar desconhecido e perdido no sul da Itália. O espetáculo é pleno de textos de emoção e de ações físicas, com uma cenografia minimalista em que a atriz reconta a história, traz à memória na sua relação com essa personagem , trazendo à tona uma ação que identifica muita amorosidade, poesia, fantasia e lirismo.