Varginha é representada na 4ª Conferência Nacional de Cultura

Após ser eleito delegado nas etapas municipal e estadual, Wender Reis representou Varginha e o estado de Minas Gerais na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). A conferência foi realizada de 04 a 08 de março de 2024, em Brasília/DF.

Wender Reis é servidor da Fundação Cultural, atuando na Rádio Melodia FM. Na conferência, participou ativamente do Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura.

A 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC) reuniu agentes das mais diversas expressões culturais e artísticas, representantes de mais de 2.000 municípios de todo o país, abrangendo todos os Estados e o Distrito Federal para debater propostas para o novo Pano Nacional de Cultura (PNC).

Tendo como tema central Democracia e Direito à Cultura, a plenária final da 4ª CNC aprovou 30 propostas que, de acordo com o Governo Federal, deverão orientar o novo PNC.

A CNC se estruturou a partir de seis eixos, sendo eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5); e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).

“Minha gratidão, em primeiro lugar, aos amigos e amigas de Varginha, companheiros de luta pela cultura e democracia, que confiaram a mim a missão de representá-los na Conferência Estadual. Depois, aos novos amigos feitos na etapa estadual, nossa voz se fez presente nas propostas aprovadas na nacional”, ressaltou Wender Reis.